Contexto: Em eminência de despedimento colectivo num determinado gabinete, alguém decidiu tomar as rédeas da situação e apresentar queixa formal e por escrito ao Conselho de Administração do Grupo. Como essa pessoa tende a ser demasiado emotiva em momentos que carecem de objectividade, pediu ajuda a alguém próximo e que se movimenta melhor no seio daquela profissionalidade. A finalidade seria redigir um documento a expor a situação.
O auxiliador começa por escrever:
«No dia 27 de Novembro p.p. os contratados do Gabinete de XXXXXXXXXX do Grupo YYYYYYYYY YYYYY foram informados de que este iria ser suspenso no prazo de uma semana (...)»
Nesta altura a "pessoa emotiva" interrompe quem a ajuda e pergunta:
- O que significa p.p.?
E porque, como se costuma dizer, para perguntas parvas, respostas idiotas, eis:
- Não sei, mas no outro dia vi isto escrito numa carta formal e achei que ficava aqui bem também! (Riso do género "oops, fui descoberto"!)
Já agora, para quem redigia a carta, para quem pediu auxílio, e para os demais que me lêem e ficaram com curiosidade, "p.p." é um trejeito antigo, característico da correspondência escrita, e que significa "passado próximo", que era o mesmo que dizer "passado recente"!
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