|
Disse-se em...
Patrocínios da Voz
Design by Stacee Leung
Powered by Blogger
Images hosted by ImageShack
Search Engine by Free Find
Comments System by Haloscan
O Valor da Voz:
A Encadear a Voz:
|
|
Na crónica O País & O Mundo na Revista TV Mais, o jornalista da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho, escreveu umas linhas "afiadas" acerca da exploração dos animais em circos, agora televisionada e mediatizada por um programa revelador da pobreza de espírito do Zé Povinho: o Circo das Celebridades.
No P'los Animais abordei já esta temática algumas vezes, pelo que hoje, just for a change, vou deixar-vos com as palavras deste jornalista:
«Não em nome da objectividade, mas da elegância, sempre me coibi aqui da crítica directa a programas de televisão. Se são da SIC, parece uma crónica "caseira". Se são da concorrência, parece fel previsível. Entendam, pois, que não está aqui em causa a TVI, ou sequer o senhor Cardinalli. Falo apenas numa questão na qual sou, assumidamente, fundamentalista: a defesa e os direitos dos animais (sou, com orgulho, sócio honorário da Sociedade Protectora). Condeno qualquer programa, acção, ou iniciativa que inclua aproveitamento dos animais. Causa-me repulsa ver os bichos reduzidos a fantoches de entretenimento, manipulados de forma indigna, enjaulados sem remédio. Bem sei que o senhor Cardinalli e outros empresários circenses ficam ofendidos com a questão, apressando-se a explicar que tratam muito bem os animais. A questão não é essa. A questão é que os animais, pura e simplesmente, não pertencem ao circo. A questão é que, tratando-se de seres sem escolha ou razão, cabe-nos a nós, enquanto "seres superiores", ditar-lhes um destino. E diz muito de nós o que decidimos fazer com a nossa força perante os fracos.»
Eu não teria dito melhor...
Etiquetas: Opiniões
|
|
|