Voz Oblíqua: Opiniões...
 
    The Voice Mail

 

Voz Oblíqua

Voz: [subst. fem.] Produção de sons emitidos no ser humano pela laringe com o ar que sai dos pulmões; grito; clamor; linguagem; fig. opinião; poder; inspiração; conselho; sugestão. Oblíqua: [adj. fem.] enviesado; torto; vesgo; fig. indirecto; dissimulado; ambíguo; dúbio.
 
 
 

Disse-se em...

Patrocí­nios da Voz

  • Design by Stacee Leung
  • Powered by Blogger
  • Images hosted by ImageShack
  • Search Engine by Free Find
  • Comments System by Haloscan
  • FAQs sobre blogs.

    O Valor da Voz:

    A Encadear a Voz:

     
    Opiniões... segunda-feira, abril 03, 2006

    Rodrigo Guedes de CarvalhoNa crónica O País & O Mundo na Revista TV Mais, o jornalista da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho, escreveu umas linhas "afiadas" acerca da exploração dos animais em circos, agora televisionada e mediatizada por um programa revelador da pobreza de espírito do Zé Povinho: o Circo das Celebridades.

    No P'los Animais abordei já esta temática algumas vezes, pelo que hoje, just for a change, vou deixar-vos com as palavras deste jornalista:

    «Não em nome da objectividade, mas da elegância, sempre me coibi aqui da crítica directa a programas de televisão. Se são da SIC, parece uma crónica "caseira". Se são da concorrência, parece fel previsível. Entendam, pois, que não está aqui em causa a TVI, ou sequer o senhor Cardinalli. Falo apenas numa questão na qual sou, assumidamente, fundamentalista: a defesa e os direitos dos animais (sou, com orgulho, sócio honorário da Sociedade Protectora). Condeno qualquer programa, acção, ou iniciativa que inclua aproveitamento dos animais. Causa-me repulsa ver os bichos reduzidos a fantoches de entretenimento, manipulados de forma indigna, enjaulados sem remédio. Bem sei que o senhor Cardinalli e outros empresários circenses ficam ofendidos com a questão, apressando-se a explicar que tratam muito bem os animais. A questão não é essa. A questão é que os animais, pura e simplesmente, não pertencem ao circo. A questão é que, tratando-se de seres sem escolha ou razão, cabe-nos a nós, enquanto "seres superiores", ditar-lhes um destino. E diz muito de nós o que decidimos fazer com a nossa força perante os fracos.»

    Eu não teria dito melhor...

    Etiquetas:

    7 Comments:

    At 03 abril, 2006 14:54, Blogger johnny handsome said...

    Resta saber se isso também inclui as séries da BBC, do Discovery e do Odisseia....
    Compreendo a luta pelos animais mas vindo do Sr. Rodrigo Guedes a coisa parece mesmo aquilo que ele teme e atira em jeito de fuga para a frente: "fel previsível".
    Nunca até hoje ouvi queixarem-se do "maior espectáculo do mundo" nem da utilização de animais no circo. Não aprovo, mas a verdade é que os animais no circo são bem melhor tratados do que muitos que são exibidos ao lado de "caridosos" donos.
    Não vi o programa nem vejo, mas aposto que tem mais palhaços do que animais irracionais (?).
    Só porque é o que é encarniçamo-nos agora todos contra a TVI? E o circo Cardinalli? E o de Monte Carlo? E o espectáculo que encanta as criancinhas no Natal e Ano Novo? Náááá neste peditório não dou! Esta é mesmo uma voz oblíqua!

     
    At 03 abril, 2006 15:51, Blogger b. said...

    Finalmente a TVI teve inteligência na escolha do nome do seu programa!

    Realmente eu não teria pensado em melhor...
    O único senão, é que os palhaços no meio disto tudo são os milhões de portugas que não perdem um...
    :S

     
    At 03 abril, 2006 16:20, Blogger Eu, nos dias de hoje said...

    Têm me falado do programa e confeço que ainda não o vi. Também li o artigo e eu também defendo os animais mas não creio que qualquer dos animais do circo, sejam tratados de uma forma má, antes pelo contrario...Mas isto posso ser eu pensar e a recordar-me do quando gostava de ir ao circo.

    Mas se os animais são mal tratados, então o melhor é acabar com o programa.

     
    At 04 abril, 2006 00:57, Blogger Å®t Øf £övë said...

    Esse programa, e essa estação de televisão, vão de mal a pior. E não só por causa deste assuntos dos animais, o qual concordo inteiramente com a indignação criada. É por essas e por outras que eu pura e simplesmente deixei de ver televisão.
    Boa semana.
    Bjs.

     
    At 04 abril, 2006 02:47, Blogger Hindy said...

    Tem toda a razão. Concordo plenamente. Wakewinha, já ouviste falar de BSL- Breed Specificic Legislation? É uma lei VERGONHOSA que está a ser aplicada nos E.U.A. contra certas raças de cães. Para saberes mais vai ao meu blog e divulga, por favor. Obrigada e beijinhos.

     
    At 04 abril, 2006 12:45, Anonymous Anónimo said...

    Quem fala assim...

     
    At 04 abril, 2006 14:40, Blogger SoNosCredita said...

    tenho andado longe deste teu cantinho...
    prometo que, num destes dias, volto para ler tudo c muita atenção!

     

    Enviar um comentário

    << Home

     

     
     
    |Voltar ao Topo|