Voz Oblíqua: Solução do Teste sobre a Revolução dos Cravos
 
    The Voice Mail

 

Voz Oblíqua

Voz: [subst. fem.] Produção de sons emitidos no ser humano pela laringe com o ar que sai dos pulmões; grito; clamor; linguagem; fig. opinião; poder; inspiração; conselho; sugestão. Oblíqua: [adj. fem.] enviesado; torto; vesgo; fig. indirecto; dissimulado; ambíguo; dúbio.
 
 
 

Disse-se em...

Patrocí­nios da Voz

  • Design by Stacee Leung
  • Powered by Blogger
  • Images hosted by ImageShack
  • Search Engine by Free Find
  • Comments System by Haloscan
  • FAQs sobre blogs.

    O Valor da Voz:

    A Encadear a Voz:

     
    Solução do Teste sobre a Revolução dos Cravos quinta-feira, abril 27, 2006

    Revolução de AbrilNos tempos que antecederam à revolução de Abril o Presidente do Concelho era Marcelo Caetano (pergunta 1 - hipótese c).

    Dizem que nessa manhã os soldados revoltosos se cruzaram com uma florista a quem pediram cigarros. Na impossibilidade de lhes satisfazer essa vontade, e em sinal de gratidão para com o motim libertador, a humilde mulher ofereceu-lhes cravos que eles colocaram simbolicamente nos canos das suas espingardas, dado não os poderem usarem qualquer outro local da sua farda (pergunta 2 - hipótese b).

    A sigla MFA refere-se ao Movimento das Forças Armadas, do qual faziam parte os militares responsáveis pelo golpe que terminou com o Estado Novo (pergunta 3 - hipótese b) naquela madrugada de Abril.

    O primeiro comunicado do MFA foi lido por Joaquim Furtado aos microfones do Rádio Clube Português. Foi a primeira participação directa de um civil nas operações daquela noite (pergunta 4 - hipótese c / pergunta 5 - hipótese b).

    Otelo Saraiva de Carvalho foi considerado o estratega do Movimento dos Capitães, e foi ele quem redigiu o Plano Geral de Operações daquela revolução, documento que ele chamou de Viragem Histórica (pergunta 6 - hipótese b / pergunta 7 - hipótese c).

    O sinal que serviu para que os militares percebessem que era seguro avançar com o plano de operações foi dado através da transmissão da canção «E depois do Adeus», de Paulo de Carvalho (pergunta 8 - hipótese a). E só a título de curiosidade, foi a canção do aveirense Zeca Afonso, «Grândola Vila Morena», que confirmou o sucesso da operação militar.

    O primeiro comunicado feito à nação através do Rádio Clube Português foi lido às 04h30 da madrugada do dia 25 de Abril (pergunta 9 - hipótese a).

    António Spínola de Carvalho foi junto de Marcelo Caetano ao Quartel do Carmo para negociar a rendição do presidente da altura, e foi o próprio que se veio a auto-nomear para a Presidência da República (pergunta 10 - hipótese c / pergunta 12 - hipótese a).

    A euforia com que as pessoas recebiam os militares ao longo das ruas era retribuída com gritos de "Vitória!" à passagem das colunas militares (pergunta 11 - hipótese b).

    Otelo Saraiva de Carvalho montou o posto de comando das operações militares no Regimento de Engenharia da Pontinha (pergunta 13 - hipótese b). Este militar foi, após a Revolução dos Cravos, nomeado comandante do Comando Operacional do Continente, mais conhecido por COPCON (pergunta 14 - hipótese c).

    Depois da sua rendição no dia 25 de Abril, Marcelo Caetano e os restantes membros do seu governo foram transportados para o Funchal, para serem posteriormente exilados no Brasil (pergunta 15 - hipótese c).

    Esta Revolução de Abril de '74 trouxe, entre muitas outras coisas, o princípio da não-descriminação e a sedimentação do princípio da igualdade da mulher, daí as alterações a nível lexical, com a possibilidade de se criarem as formas femininas dos nomes das profissões (pergunta 16 - hipótese b).

    Parabéns à Tété e à Papoila Saltitante! Parece que as senhoras professoras foram as únicas a acertar à totalidade de respostas.

    Etiquetas:

    3 Comments:

    At 28 abril, 2006 08:59, Blogger johnny handsome said...

    Eu também acertei todas! Mas cuidado, Spínola nãos e auto-nomeou!! Foi a Junta de Salvação Nacional que o escolheu e o fez avançar! Aliás não tinha muito sentido começar uma democracia logo com um ditador militar estilo América Latina...LOL. Mesmo que fossem essas as intenções dele, e não duvido, ele avançou com o apoio e nomeação da JSN.

     
    At 28 abril, 2006 10:05, Blogger Wakewinha said...

    Com o apoio da JSN, sim, mas foi ele quem sugeriu ser ele a ocupar o cargo. Está reportado em vários documentos a formas natural como tudo decorreu, mas que foi ele mesmo quem se auto-nomeou! ;)

    Beijito e sê bem-vindo de volta (sim, porque tu andas sempre a desaparecer)*

     
    At 03 maio, 2006 16:48, Blogger Eva Shanti said...

    Bom, tive 62,5% no teste. Podia ter sido pior... Mas o importante, é que agora já sei todas as respostas!

    Bjs

     

    Enviar um comentário

    << Home

     

     
     
    |Voltar ao Topo|